Erisipela é uma infecção que acomete a pele, a gordura subcutânea e o sistema linfático, que ocorre mais frequentemente na perna.
Os principais sinais e sintomas associados a essa doença são: dor, vermelhidão, calor local, inchaço e surgimento de „caroços“ dolorosos pelo aumento dos linfonodos (gânglios linfáticos, “ínguas“).
O tratamento agudo é feito principalmente com antibiótico terapêutico e repouso em elevação do membro doente.
O acompanhamento com vascular é essencial para avaliação e tratamento dos fatores desencadeantes, que geralmente envolvem o que chamamos de „portas de entrada“, como feridas, micoses, picadas de inseto, principalmente em pacientes que já tem linfedema, e também para prevenir sequelas, pois erisipelas recorrentes levam à destruição do sistema linfático.
Existem ainda algumas medidas de prevenção. Essas medidas são especialmente valiosas principalmente para quem tem linfedema e quem ja teve erisipela antes.
- Hidratar bem as pernas e pés, com exceção dos espaços entre os dedos. O hidratante deve ser preferencialmente sem cheiro (desses de fruta ou flor) e sem corante e aplicado logo após o banho.
- Após o banho, secar bem os meios dos dedos antes de colocar meia ou calçado.
- Vigiar e tratar imediatamente quando surgir micose entre os dedos ou qualquer lesão em pés ou pernas
- Se você tem linfedema, é fundamental aderir à terapia física complexa, com as drenagens, enfaixamento e fisioterapia
- Se você tem erisipela de repetição, avise seu/sua vascular para avaliar a prescrição de antibiótico preventivo.